sexta-feira, 29 de maio de 2009

QUEM É LIVRE?

(PRAÇA DE SAN MARCO - VENEZA - ITÁLIA)

"Liberdade significa responsabilidade.
É por isso que tanta gente tem medo dela".
Em muitas ocasiões, já me questionei sobre o verdadeiro significado da LIBERDADE... Talvez, para uns seja apenas ter o direito de IR e VIR... que particularmente defino como a "Teoria do Acesso". Para outros, liberdade talvez seja mais amplo, tipo: poder fazer o que quiser sem ter que dar satisfação à ninguém de seus atos... e daí pra frente... mil definições...
PARA MIM, LIBERDADE, é algo muito mais complexo.
Entendo que só é LIVRE quem é dotado de capacidade emocional, física e financeira para decidir seus próprios caminhos. Não pode ser livre aquele(a) que depende emocionalmente das atitudes e dos sentimentos de outra pessoa... Não pode ser livre, aquele(a) que não pode bancar o próprio sustento... não é livre quem depende fisicamente de terceiros... Enfim, não é livre quem é omisso com a própria vida e deixa a responsabilidade sobre o seu futuro nas mãos de outro ser!!
Associamos a imagem de pássaros com a idéia de liberdade justamente porque eles detêm o poder de voar tão alto quanto às suas vontades... Pássaros que fogem das gaiolas que os escravizam... por isso, sejamos como PÁSSAROS, grandes águias talvez, busquemos o mais alto que pudermos chegar, usando para isso, nossas próprias asas... nosso lugar ao SOL, sem ficar embaixo das asas alheias. Eventualmente, nos machucaremos, mas não existe aprendizado, nem LIBERDADE verdadeira, sem a força da luta!


 

Infinita Highway
Engenheiros do Hawaii
Composição: Humberto Gessinger


Você me faz correr demais, os riscos desta highway
Você me faz correr atrás, do horizonte desta highway
Ninguém por perto, silêncio no deserto
Deserta highway...
Estamos sós e nenhum de nós, sabe exatamente onde vai parar
Mas não precisamos saber pra onde vamos
Nós só precisamos ir...
Não queremos ter o que não temos...
Nós só queremos viver
Sem motivos, nem objetivos
Estamos vivos e isto é tudo...
É sobretudo a lei ... Da infinita highway
Quando eu vivia e morria na cidade, eu não tinha nada, nada a temer
Mas eu tinha medo, medo dessa estrada
Olhe só, veja você...
Quando eu vivia e morria na cidade
Eu tinha de tudo, tudo ao meu redor
Mas tudo que eu sentia era que algo me faltava
E à noite eu acordava banhado em suor
Não queremos lembrar o que esquecemos
Nós só queremos viver...
Não queremos aprender o que sabemos, não queremos nem saber
Sem motivos, nem objetivos... Estamos vivos e é só
Só obedecemos a lei... Da infinita highway
Escute, garota, o vento canta uma canção
Dessas que uma banda nunca canta sem razão
Me diga, garota: será a estrada uma prisão?
Eu acho que sim, você finge que não
Mas nem por isso ficaremos parados, com a cabeça nas nuvens e os pés no chão
"Tudo bem, garota, não adianta mesmo ser livre"
Se tanta gente vive sem ter como comer
Estamos sós e nenhum de nós... Sabe onde quer chegar
Estamos vivos, sem motivos... Que motivos temos pra estar?
Atrás de palavras escondidas, nas entrelinhas do horizonte dessa highway
Silenciosa highway...
Eu vejo um horizonte trêmulo... Eu tenho os olhos úmidos
Eu posso estar completamente enganado
Eu posso estar correndo pro lado errado
Mas "a dúvida é o preço da pureza"... É inútil ter certeza!
Eu vejo as placas dizendo"não corra, não morra, não fume"
Eu vejo as placas cortando o horizonte... Elas parecem facas de dois gumes
Minha vida é tão confusa quanto a América Central, por isso não me acuse de ser irracional
Escute, garota, façamos um trato:Você desliga o telefone se eu ficar muito abstrato
Eu posso ser um Beatle, um beatnik ou... um bitolado
Mas eu não sou ator, eu não tô à toa do teu lado
Por isso, garota, façamos um pacto de não usar a highway pra causar impacto
Cento e dez, cento e vinte, cento e sessenta
Só prá ver até quando o motor agüenta
Na boca, em vez de um beijo,um chiclet de menta
E a sombra do sorriso que eu deixei... Onde foi que eu deixei?!?
Numa das curvas da highway...

Nenhum comentário:

Postar um comentário