segunda-feira, 25 de maio de 2009

CAIXA DE PANDORA

Defino-me como sendo uma pessoa CURIOSA. Em algumas situações, consigo vislumbrar essa característica como algo virtuoso, porque me faz sair, muitas vezes, da acomodação do dia a dia. Sou meio fuçadeira, às vezes, inquieta. Assim, acabo interessando-me por assuntos diversos, o que me abre algumas portas, eventualmente.
Maaaas, nem sempre a curiosidade é uma virtude. Sempre defendi a idéia de que tudo em excesso é desvirtuoso, porque a idéia da falta de limite por si só, seja qual for o motivo, já se opõe a idéia de EQUILÍBRIO, e daí, perde-se a razão pelo excesso... seria algo parecido como a CAIXA DE PANDORA, da mitologia Grega.
... E paga-se um preço caro, daí!...
Hoje em dia, a expressão Caixa de Pandora é muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle.
Como conta a mitologia, Pandora ("a que possui todos os dons", ou "a que é o dom de todos os deuses") filha de ZEUS, tinha a sua caixa, onde se podia guardar bens de todo o tipo, com exceção de bens materiais. De seu pai, ganhou um colar, proveniente de uma disputa dele com PROMETEU. Como o colar era um bem material, ele se auto-destruiu. Para Pandora o colar tinha valor sentimental, o que a fez chorar por muitos dias seguidos sem parar. Como a caixa guardava lembranças com a intenção de sempre recordá-las ao "dono", Pandora sempre se sentia triste. Para completar, na mesma caixa, ela guardou a sua mente e as lembranças de seu primeiro namorado, cujo nome era NARCISO, frustrando-se ainda mais, pela "rejeição", uma vez que era claro que ele "SÓ AMAVA A SI MESMO".
Tentou destruir a caixa para ver se ela se esquecia do fato, mas não funcionou, a caixa era fruto de um grande feitiço, que a impedia de ser destruída... e então a caixa foi aberta, num momento de descuido, liberando todos os males para humanidade, sentimentos de tormenta que Pandora guardava em sua caixa...
A mitologia, certamente, é muito fantasiosa, mas, nos faz refletir sobre os aspectos humanos mais produndos e de como os males da humanidade estão diretamente relacionados à necessidade do homem em sobrepor-se às Leis Divinas.
A CAIXA DE PANDORA é o nosso CORAÇÃO. É nele que guardamos os nossos sentimentos mais profundos, é a partir dele que nos comunicamos com o mundo e oferecemos àqueles que estão no nosso convívio o nosso MELHOR ou o nosso PIOR... Nossos órgão externos, como boca, olhos, orelhas, mãos, etc... são apenas condutores das mensagens que guardamos no nosso coração. Assim, ao contrário da mitologia grega, devemos encher a nossa Caixa de Pandora com sentimentos lindos e que nos aproxime ao máximo do nosso Criador, porque quando chegar a hora de abrí-la ao Senhor, nossos melhores sentimentos estarão para sempre guardadas nas Caixas de Pandora daqueles que dividiram a sua existência conosco!


Pandora´s box
(Orchestral)

Born in Kansas, on an ordinary plain...ran to New York,
but ran away from fame, only seventeen when all your dreams came true,
when all you want was someone to undress you
and all the stars you kissed could never ease the pain
still the grace remains and though the face has changed
you´re still the same
and it´s a long long way from where you want to be
and it´s a long long way but you´re to blind see...
frame of silence of an innocence divine
is a dangerous creation when you fail the test of time
and all the photographs of ghosts of long ago
still they hurt you so won´t let you go
and you still don´t know
when you look around yourself now
do you recognize the girl the one who broke a thoudsand hearts?
terrified the world
and all the stars you kissed could never ease the pain
and if the face has changed the grace remains
and you´re still the same...

(Adoro esta música da adolescência!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário