quinta-feira, 21 de maio de 2009

LUXO ou LIXO?


"O luxo não é o oposto da pobreza, mas da vulgaridade".
(Mademoiselle Coco Chanel)


Quem me conhece sabe que eu ADORO peças estilosas e de QUALIDADE, que por sua vez têm um custo mais elevado que a média, embora em muitas situações (na maioria das vezes, eu diria!), estas peças estão aquém das minhas possibilidades, o que me faz abrir mão de muitos dos meus OBJETOS DE DESEJOS... Claro que não todos... quando posso, compro com alegria, quando não posso, me conformo e continuo feliz... isso não muda a minha vida certamente!...
Algumas marcas internacionais, principalmente italianas e francesas, são conhecidas mundialmente por disporem de itens considerados de LUXO, já que têm como base preços que vão além dos valores considerados populares, e isso não é novidade para ninguém.
A questão é: em geral, pessoas que tem o hábito de consumir estes produtos considerados "exclusivos" são taxadas por muitos daqueles que não os consomem (ou porque não tem condições financeiras para isso, ou porque acham que isso não faz diferença em suas vidas) como pessoas fúteis e descompromissadas com as dores da pobreza mundial.
Isso não é uma defesa pessoal para ficar com consciência tranquila e continuar usufruindo de bens de consumo que me dão prazer e que são, eventualmente, caros, mesmo porque, assim como tantas outras pessoas que gostam e fazem uso de peças de LUXO, poderia calar-me sobre este assunto. Mas acho muito válido falar sobre isso porque vejo o quanto algumas pessoas (inclusive eu, em algumas ocasiões!) são injustiçadas por este motivo! Sinto desta maneira porque sei como as críticas flutuam em torno deste mundo, e como as pessoas são pré-julgadas pela aparência física delas e de como se apresentam... No final, é até engraçado, já que as mesmas pessoas que atiram as pedras, são aquelas que correm atrás das falsificações e cópias desajeitadas das originais tão criticadas.
Daí, agora me diz: quem são mesmo as pessoas fúteis?
Há muitos anos, conheci uma pessoa muito querida que não sabia lidar com essas diferenças de mundos... marcou-me este fato, porque diante disto e da minha imaturidade na época, eu não soube, da mesma maneira, conduzir esta amizade. No fundo, acredito, esta pessoa sentia-se insegura e talvez até menos importante que as demais por isso. Passaram-se os anos e tudo está diferente. Possivelmente, esta mesma pessoa já possa usufruir dos bens que tanto criticava (o que me alegra muito!), e assim tem feito. Como o mundo dá voltas, hoje, quando o assunto é LUXO, sabe se destacar com conhecimento de causa... pena que não tenha entendido ainda que o valor dela, como pessoa, está muito além desses detalhes... e que a virtude está mesmo é no equilíbrio, e não na ostentação. A discrição é ainda a maior aliada de quem acertou-se na vida, porque enquanto uns sorriem, muitos choram... e daí sim, a comparação pesa!
DIGO àqueles que ainda não se aceitaram: Isso tudo é uma grande besteira! As pessoas mais felizes e admiráveis NÃO são aquelas que possuem mais bens materiais ou itens de LUXO, como é o foco neste momento. Para mim, as pessoas mais admiráveis são justamente aquelas que são bem resolvidas com a própria situação financeira e pessoal e, assumem os seus status exatamente como são, sem endividar-se para aparentar ser o que não são, e muito menos usam de bombardeamentos de críticas às pessoas que felizmente podem usufruir destes bens, porque do contrário o LUXO VIRA LIXO!!!


Nem Luxo, Nem Lixo
Rita Lee
Composição: Roberto de Carvalho / Rita Lee


Como vai você?

Assim como eu... Uma pessoa comum, Um filho de Deus

Nessa canoa furada, Remando contra a maré

Não acredito em nada , Só não duvido da fé...

E como vai você? Assim como eu

Uma pessoa comum, Um filho de Deus

Nessa canoa furada, Remando contra a maré

Não acredito em nada, Não! Só não duvido da fé...

Não quero luxo nem lixo, Meu sonho é ser imortal

Meu amor! Não quero luxo nem lixo,

Quero saúde prá gozar no final

Luxo! Lixo!Meu sonho é ser imortal

Meu amor! Não quero luxo nem lixo

Quero saúde prá gozar no final...

Não quero luxo nem lixo,

Meu sonho é ser imortal

Meu amor!Não quero luxo nem lixo

Quero saúde prá gozar no final

Luxo! Lixo!Meu sonho é ser imortal

Meu amor!Luxo nem lixo

Quero saúde prá gozar no final...E como vai você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário