quinta-feira, 11 de março de 2010

TESTE DE AUTOESTIMA


Ontem, dia 10/03, passei pelo maior teste de avaliação pessoal de autoestima da minha vida (Aff! Que drama!... kkkkkkkk). Mas, sem dúvidas, não foi fácil me auto-avaliar diante da situação.

Provavelmente, a grande maioria das pessoas, caso expostas a situação que passei, calaria-se e comentários deste tipo seriam ignorados.

Porém, acho muito relevante compartilhar um pouco dos sentimentos antagônicos que todos nós, seres humanos, vivenciamos, uma vez ou outra na vida...

Como sabem, sou arquiteta e AMO decoração. Como mudei-me recentemente para um prédio novo, muitas coisas deste condomínio ainda estavam por ser realizadas, como aquisição de pratos, copos, talheres, ar condicionados, decoração do hall de entrada, etc...

Há algum tempo atrás, fui indicada por membros do condomínio para fazer parte de uma comissão que seria responsável pela escolha e aquisição de tais peças. Aceitei, participei das reuniões NÃO REMUNERADAS, dediquei boas horas do meu tempo dos últimos meses na escolha das melhores peças e com o melhor custo benefício no meu ponto de vista. Investi meu próprio dinheiro nesta empreitada, a fim de agilizar o processo todo... e, por fim, colocamos em prática o idealizado.

Montamos um Hall de Entrada que, a meu ver, estava à altura do prédio e dos moradores dele, com peças modernas e outras clássicas, num mix contemporâneo bastante atual, seja ela no Brasil ou em outro ponto qualquer do nosso vasto planeta. Esta foi a idéia sempre, já que a intenção era agradar a todos, desde os que apreciam o estilo mais limpo, com peças de vidro e aço inox, até os que preferem peças mais detalhadas, com laminações e acabamentos mais elaborados.

Embora, muitos se pronunciassem satisfeitos com o resultado e reconhecendo o nosso empenho para a melhor solução possível desta questão, tantos outros foram contra e expuseram uma negativa em torno dela. Até aí, tudo bem... como sempre digo: "Nem JESUS CRISTO conseguiu agradar à todos... que dirá EUZINHA?!?"... rs... Agora, existe também a questão de que para se viver harmoniosamente em comunidade é preciso observar alguns pontos e entender sempre que "onde termina o MEU direito, começa o direito do meu vizinho"... Então, o consenso deve prevalecer sempre.

Mas o que se sucedeu foi uma discordância crescente em torno das decisões autônomas delegada à comissão da qual eu fazia parte. E a não-consulta dos outros condôminos (já que a comissão supostamente era soberana e tinha poderes para tais atribuições), causou toda uma situação indesejável... O que estava em questão, realmente, na minha opinião, mesmo que de maneira mascarada, era o desejo por parte de um grupo, que a meu ver, intimamente sentiam-se ofendidos (e quem sabe, ATÉ inferiorizados!...) por não terem sido consultados e participado de tais decisões... e esta negativa acabou por vir em forma de retaliação, já que estas mesmas pessoas sinalizaram que estariam de acordo para decidirem EM CONJUNTO, se esse ou aquele papel de parede seria ideal... se este ou aquele lustre seria adequado... se esta ou aquela peça combinaria com aquele tapete... e assim por diante...

Agora, imagine: 54 apartamentos diferentes... sendo que a média é de 03 pessoas por apartamento... ou seja: 162 PESSOAS com palpites diferentes... bagagens pessoais, conhecimentos e vivências distintas... princípios firmes ou duvidosos... padrões de comportamento diversos... mentes impositivas ou receptivas... e daí pra frente... cada qual com sua própria idéia do "espaço ideal"... todos em luta por fazer valer suas próprias vontades... O QUE VOCÊ, LEITOR DESTE BLOG, ME DIZ?!?

É humanamente possível resolver isso sem conflito algum? É realmente viável expor-se assim?.. tentar fazer valer à todo custo nossas próprias vontades e ainda, sem colocar o gosto e as tendências do nosso próximo em questão?!?

Eu, sem nenhuma dúvida, afirmo que NÃO.

Desta maneira, depois de realizado um trabalho que considero bastante satisfatório e feito com muito carinho (e que você mesmo(a) poderá avaliar nas fotos abaixo), decidimos abrir mão (no sentido do coração, do "amor" depositado nesta empreitada, digo... porque pelas vias "de fato", esta questão foi levada à votação e diante dela, garantida a retirada da ambientação, de qualquer maneira!) desta realização pessoal em prol da satisfação consensual.

Certamente que tenho plena consciência de que a minha parte, foi feita.

Tentar fazer o melhor por nós mesmos e por aqueles que nos são caros e dividem o nosso dia a dia, é um dever individual que exerci com muito discernimento e, sobre isso, não tenho dúvida alguma, mesmo que a minha AUTOESTIMA tenha sido colocada gratuitamente em prova. De qualquer forma, sou grata pelo crescimento pessoal que esta experiência dolorida me causou.

Certamente, depois de ontem, sou uma pessoa mais forte e com idéias mais maleáveis sobre o sentimento de "inferiodidade" que assola grande parte da humanidade, inclusive de alguns vizinhos... infelizmente!..

Desta minha experiência pessoal, compartilho com você a lição que aprendi... e que, mesmo com toda a parte "triste" desta questão, ainda assim, sinto-me vitoriosa por ter certeza absoluta de que DEI O MEU MELHOR... e isso me basta, para que eu deite a minha cabeça no travesseiro e durma tranquila sempre!... Beijos... obrigada!

AH! ... e a minha autoestima continua ÓTIMA... rs... não se preocupem!... kkkkkkk


"Determinação coragem, confiança e autoestima,

são fatores decisivos para o sucesso.

Se estamos possuídos por uma inabalável determinação

conseguiremos superá-los.

Independentemente das circunstâncias,devemos ser sempre

humildes,recatados e despidos de orgulho."

Dalai Lama

A seguir, algumas fotos da decoração do tão polêmico hall de entrada do prédio, que a esta altura, não existe mais, além de um grande vazio... e um sofá branco com tapete de náilon bege ao fundo (já existentes anteriomente)... e sem este LINDOOOO lustre também (lindo, na minha opinião, claro!.. rs... kkkkk!... Já estou "cheia de dedos"para me referir à isto, né? kkkkkkk... Já aprendi, Gentemmm!... AFF! rs...)... SNIF... SNIF... hehehehe.




4 comentários:

  1. Karla! Passei o dia com um enorme pesar em meu peito, imaginando suas emoções e seus pensamentos no dia de hj... Todos sabem o quanto a admiro como pessoa, como amiga, como profissional, como artista!!! Alguns chegam a expressar q sou seu aprendiz, ou até mesmo sua versão um "tanto masculina", hehe!! E vc nao imagina o quanto fico honrado, feliz e orgulhoso disto! Vc é um ídolo para mim, e olha q nao tenho muitos! Adoro seus projetos, suas criações e a capacidade de como vc consegue reunir, esboçar e por em pratica todos eles! São VERDADEIROS SONHOS REAIS! Entristeço-me, mas entendo que nem todos sejam dotados da capacidade de entender a criação de uma obra de arte! Pois vc nao é apenas uma arquiteta! Vc vai, além: VC É UMA ARTISTA!!!
    Não se assuste! Não tenha medo! Não deixe de criar! Vc está acima de tudo isso! E só o tempo dírá a todos eles o tamanho do seu talento! Parabéns pela humildade! Parabéns pelo post oportuno! Vc ja venceu tudo isso!

    ResponderExcluir
  2. Cá entre nós, só to esperando pra ver o q eles irão fazer lá... rs...! tenho minhas duvidas, hehehe, mas fazer o q? Paciência, não fique triste tah bom? Nós te amamos e estamos aqui do seu lado! Lembre-se de seus maiores tesouros: seu coração, sua alma, seu espírito, seu amor! Eles estão todos aí!!! Ninguém tirará isso de vc! Te amo mto! de verdade!
    NAO PRECISA POSTAR ESSE TAH? HAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  3. To passada Karla....!!! Não acredito!!!!! Tinha ficado lindo, como tudo que vc faz né....conheço poucas coisas, mas o que conheço é de muito bom gosto, moderníssimo sempre, tudo pensado nos minimos detalhes.....!!!! Sem palavras....!!!!

    ResponderExcluir
  4. GENTEEEEM! Obrigada pela gentileza e palavras tão doces... C'est la vie... rs... mas está tudo bem!!! Só achei bacana compartilhar minhas experiências pessoais, assim como faço sempre... sem máscaras... :-) UM MONTE DE BEIJOOOOS À TODOS, pelos e-mails,mensagens e cartinhas! AMO VCS!

    ResponderExcluir