sexta-feira, 19 de março de 2010

ESPAÇOS CHARMOSOS

Quem não adora entrar num ambiente cheio de alegria e personalidade?
Eu simplestemente AMO!... Posso gastar horas e horas olhando os detalhes e imaginando como aquilo foi inventado, sentido!...
Decoração é isso! Juntar partes avulsas em algo harmonioso e até mesmo com efeito curioso.
Espaços Comerciais deveriam ser, na minha opinião, lugares nada comuns, fora do óbvio que rege a vida (teoricamente) "certinha"das pessoas. A disposição de objetos, mobiliário, cores e formas pode trazer toda uma energia renovadora para estes lugares.
Sobre BOM GOSTO, nossa conversa se extenderia aqui atééééé o infinito, porque isso é bem subjetivo. Agora, acho MESMO que gosto pode ser TREINADO. Isso mesmo! Estar aberto para novas possibilidades, informação, revistas e livros, internet, viagens, artes... BOM SENSO!...
Pensando nisso, criamos, há 09 anos, a nossa primeira loja de decoração aqui em Cuiabá/MT, a LA PROVENCE. A idéia era trazer toda a criatividade, o charme e o ar descontraído, o próprio "way of life" da Provence, no sul da França.
A seguir, algumas imagens deste nosso pequenino mundo de idéias e de alegria, além de muitas outras lojas espalhadas pelo mundo, como a universalmente famosa SHABBY CHIC, entre tantas outras, com este conceito de "fazer diferente"... Espero que curtam... e boa viagem!... Beijos!

O capricho da simplicidade
"Eu estava numa grande loja, naquele esquema de "só estou dando uma olhada", quando vi uma senhora se apossar de uma bolsa como se tivesse encontrado o Santo Graal.
Chamou a filha e mostrou: 'não é linda??'
Agarrada à bolsa em frente ao espelho, ela virava de um lado, de outro, extasiada com a própria imagem carregando aquela bolsa de couro azul turquesa com umas 357 tachas pretas.
Eu já vi bolsa feia nesta vida, mas como aquela, nem nos meus pesadelos mais tiranos.
Mas a tal senhora estava apaixonada pela bolsa. Mostrava a etiqueta com o preço para a filha e dizia: 'E nem é tão cara!'
.Nem é tão cara??? A loja deveria estender um tapete vermelho e chamar banda de música para quem levasse aquele troço por R$ 5... E a senhora voltava pro espelho, se olhava:' levo ou não levo?'
Eu tive vontade de cutucar o ombro dela e dizer 'pelamordeDeus' não faça essa loucura, olhe em volta, tem bolsa muito mais bonita, com mais classe, mais usável, deixe essa coisa medonha pra lá.
Claro que não me meti e saí da loja antes de ver a tragédia consumada. E então fiquei pensando nessa história de bom gosto e mau gosto, classificação que os politicamente corretos rejeitam, dizendo que gosto cada um tem o seu e fim de papo.
Não é bem assim: a diferenciação existe. O que não impede que pessoas de bom gosto errem, e pessoas de mau gosto acertem - de vez em quando.
Cheguei em casa e fui reler um texto escrito por Celso Sagastume, em que ele defende que bom gosto se aprende. Que uma pessoa começa a gostar do que é bom quando adquire bagagem cultural (através de viagens e do acesso à arte) e quando tem humildade para observar pessoas e lugares reconhecidamente sofisticados e extrair deles a informação necessária para compor o seu próprio bom gosto.
Sofisticação, no entanto, tem variadas interpretações.
Eu não troco uma charmosa bolsa de palha por uma Louis Vuitton e pode me chamar de maluca. Nunca duvidei de que menos é mais, e acho que estou me saindo razoavelmente bem, com uma porcentagem aceitável de deslizes.
Bom gosto e mau gosto custam a mesma coisa, me disseram certa vez.
Adotei a frase como minha, tanto concordo com ela. Aliás, o mau gosto às vezes custa até mais caro.
Ninguém precisa de muito dinheiro quando tem capricho e noção. Capricho para tornar sua casa confortável, alegre e preparada não para uma foto ou uma festa, mas para ter história.
Capricho para escrever um e-mail mantendo certa diagramação e um português correto. Capricho ao se vestir, deixando de se monitorar por grifes e valorizando mais o estilo. Capricho é cuidado e atenção. Flores frescas nos vasos, unhas limpas, música em volume adequado, educação ao falar, abajures em vez de luz direta, um toque personalizado e uma pitada de bom humor em tudo: nas atitudes, no visual, até na bagunça do escritório, que uma baguncinha também tem seu charme.
Onde eu quero chegar com isso? Na bolsa azul turquesa com 357 tachas pretas que a gente carrega desnecessariamente por falta de treinar o olho para as coisas mais simples..."
(Concordo 100% com a Martha Medeiros!... Nas linhas e nas entrelinhas!
Esta sabe das coisas!.. Então, aprendamos com ela! Beijos!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário