sexta-feira, 12 de março de 2010

PRATA É LUXO

Cresci vendo minha mãe limpando, com todo esmero e cuidado, a prataria de nossa casa. Era um trabalho um tanto meticuloso e lento... e isso me trazia a idéia de JAMAIS ter estas peças em minha casa, quando crescesse... rs...
O tempo passou, e agora, as minhas peças favoritas são exatamente estas... pelo seu refinamento e atemporalidade. Destacam-se em qualquer ambiente, tanto a prataria de linhas retas e modernas como as mais clássicas.
A PRATA é um metal branco muito brilhante, maleável e ótimo condutor de calor e eletricidade.
Segundo a Wikipédia, sua dureza é baixa, motivo pelo qual na fabricação de peças em PRATA DE LEI é associada ao Cobre para melhorar as suas propriedades mecânicas, obtendo-se as ligas conhecidas tradicionalmente como : 900, 830 e 800 - para peças de adorno de interiores - bandejas, jogos de chá e café, castiçais, talheres, etc.

As ligas 970, 950, 925 são utilizadas em joalheria para a fabricação de anéis, brincos, correntes, pingentes e normalmente associadas a pedras preciosas (gemas naturais e sintéticas).
Segundo consta na Wikipédia, o ar puro não costuma alterar a prata, no entanto, a poluição criada nos grandes centros urbanos, pelos carros e pela indústria, é carregada de compostos de enxofre que contribuem para a corrosão da superfície polida do metal. Além disso, como as peças de prata costumam conter uma porcentagem de cobre, este metal também contribui no escurecimento delas.

Então, para sua melhor manutenção, recomenda-se:

1)Evitar exposição direta das peças à luz do Sol;

2)Ao guardá-las, proteger as peças em invólucros de plástico transparente;

3)Proteger a superfície com banho de Ródio no caso de jóias de uso pessoal, ou ainda proteger a superfície com uma película fina e transparente de verniz (recomendado para peças de adorno de interiores - especialmente para peças com desenhos em relevo).

A prata normalmente ocorre em forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos, dendítricos (em forma de árvore).
Quando recentemente minerada ou polida, ela possui uma cor branco-prata brilhante característica e um brilho metálico. Entretanto, com a exposição ao oxigênio do ar, uma camada preta de óxido de prata se forma prontamente, escurecendo a superfície, mas esta camada preta não afeta a qualidade do produto, quando polida novamente ela ganha seu brilho original de vida a remoção desta camada de oxidação.

As principais áreas de mineração de prata do mundo se encontram na
América do Sul, nos Estados Unidos, na Austrália e na antiga União Soviética. O maior produtor individual de prata é provavelmente o México, onde a prata tem sido minerada desde aproximadamente 1500 d.C. até hoje. A melhor prata natural, que ocorre na forma de arame torcido, é a de São Paulo, Brasil... e dá-lhe Brasil... rs!
(Fonte Wikipédia)
A seguir, uma série de fotos de ambientações e prataria nos mais diversos tipos de objetos, trazendo consigo sempre o refinamento característico que é a sua marca maior.

"É grande quem usa vasos de argila como se fossem de prata, mas não é inferior quem usa vasos de prata como se fossem de argila.

Uma alma fraca não sabe suportar a riqueza".

Séneca

Nenhum comentário:

Postar um comentário