sexta-feira, 19 de março de 2010

SONHOS DE PÁSCOA

Mais uma PÁSCOA já está à caminho e com Ela, a renovação das nossas crenças e das nossas esperanças. Seu significado é imensurável para todos aqueles que crêem na força de JESUS CRISTO nas nossas vidas.
Assim como o Natal, esta data vêm carregada de magia e simbolismos. Traz consigo algumas tradições que, embora possa ser fortemente repreendida por alguns ( já que envolve questões materiais que estão longe de serem o foco do que realmente representa a Páscoa) , passam "docemente"(o trocadilho é oportuno!... rs) de uma geração para outra.
A tradição de presentear com ovos (inicialmente, ovos de galinha MEEEESMO!rs...) é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.
Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas( Ecaaaa! Aff! Não tem nada que eu odeie mais nesta vida que beterraba... rs..). Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida.
A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.
Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus.
Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.
Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais refinados e sofisticados. O Rei Eduardo I tinha como costume presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar porque esse hábito não teve muito futuro... kkkkkkkkkkkkkkk!
Mas foi depois de mais de 800 anos que os confeiteiros franceses começaram a fazer os ovos com chocolate. (E que mudança, hein?! rs... ).
Antecipadamente, trago-te hoje, para que você tenha tempo suficiente para por em prática, caso goste de alguma destas idéias (a seguir), tornando assim, esta data mais alegre e bonita, para você, sua família e amigos. São sugestões de decoração e guloseimas bastante tradicionais, com coelhinhos da Páscoa, ovos de chocolate, doces variados, cestas, flores coloridas e uma infinidade de coisinhas para a sua ceia de Páscoa... com uma roupagem toda nova, cheia de amor e muita criatividade.
Em breve, falaremos sobre o significado mais profundo da Páscoa e de toda a sua razão de ser. Enquanto isso, divirta-se com estas idéias de "felicidade"!

A seguir, passo à passo, para você montar um arranjo de Páscoa artesanal:



..."De olhos vermelhos
De pêlo branquinho
De orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho
Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
já fico manhoso
Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais
Comi a cenoura
Com casca e tudo
Tão grande ela era...
Fiquei barrigudo!..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário