sábado, 27 de março de 2010

REFLEXOS VENEZIANOS


Impossível se pensar em decoração e não optar pelo uso de pelo menos um ESPELHO numa casa.
Muito mais do que um objeto prático, um espelho pode transformar completamente um ambiente.
Seu uso decorativo já é conhecido: dependendo de sua colocação pode dar a impressão de amplitude para um ambiente ou difundir a luz. Se bem utilizado, pode também ressaltar uma janela, um ponto especial ou alguma obra de arte.
No caso dos ESPELHOS VENEZIANOS, tão utilizados atualmente, no entanto, são, eles, as próprias obras de arte.
Com suas linhas alongadas, arcos, arabescos e detalhes na moldura, o modelo de espelho veneziano é um clássico que independe de tendências.
Atualmente é possível encontrar as peças originais em museus, palácios e castelos da Europa e colecionadores podem se dedicar à sua procura em antiquários e leilões, o que exige um investimento considerável de tempo e dinheiro.
Para quem procura o charme e a beleza de um espelho veneziano, existem outras opções, como as peças disponíveis no mercado. São reproduções que seguem os modelos clássicos da antiga Veneza sem abrir mão do design refinado e do acabamento, com os detalhes das molduras trabalhados no próprio vidro.

Em diversos formatos os espelhos atuais nada devem em questão de qualidade aos seus antepassados. Estas peças podem ser usados em diversos ambientes, desde salas, quartos, escritórios, halls de entrada, até em banheiros. É possível também encontrar os espelhos com detalhes em preto, vermelho, rosa, entre outras cores, o que dá um toque contemporâneo ao modelo clássico... que eu simplesmente AMO!...

Na minha casa, tenho, nada mais nada menos, que 12 peças de espelhos venezianos (Para citar apenas os de parede! Fui contar e levei um suuuuusuto... rs! Então, pensa aí, se eu gosto ou não!?... hehehehe) espalhadas por todos os lados, além de muitos objetos como porta-retratos, tampos de mesa, caixinhas, porta-jóias, castiçais, móveis, etc.. também com este tipo de acabamento espelhado com bisautèe nos cantos e desenhos jateados sobre a sua superfície, bem como apliques de outros pedacinhos de espelhos, tão característico nos tradicionais espelhos de parede venezianos.
A origem destes espelhos se deu na Veneza do século XIV, quando surgiu a técnica do espelho de superfície lisa e fundo metálico que utilizamos até hoje. Antes desta revolução técnica (que envolvia vidro e mercúrio) os espelhos eram feitos a partir de metais polidos, como a prata e o bronze.
Para fins de comparação, basta saber que um espelho veneziano custava mais do que uma pintura de Rafaello Sanzio (pintor italiano renascentista) ou o equivalente a um navio de guerra... MoDeuuuuus! Já pensou?!?
O valor artístico dos espelhos venezianos é tão grande que um de seus exemplares está exposto no Museu do Louvre.
O monopólio veneziano foi quebrado na década de 1660, durante o reinado de Luís XIV,o Rei Sol, representado pelo luxo do Palácio de Versalhes.
O Rei ordenou que seu ministro das finanças subornasse artesãos de Veneza para venderem seus segredos de produção, só para exemplificar o seu valor mundo afora.
O plano francês deu certo (ainda beeeem... rs!.... já pensou se custasse o mesmo valor de antigamente?), e hoje em dia podemos usufruir desta técnica belíssima para adornar e transformar nossos espaços em verdadeiros REFLEXOS DE ELEGÂNCIA!

A seguir, imagens de ESPELHOS VENEZIANOS para se inspirar e ampliar seus reflexos, tudo muito chic!










E falando em ESPELHOS, não nos esqueçamos nunca de que o mundo ao nosso redor é um reflexo, um espelho que mostra quem somos.
O que encontramos de bom nos outros está bom também em nós mesmos, os defeitos que vemos nos outros são os nossos defeitos também.
Afinal, para reconhecer algo, temos que conhecê-lo.
Que possamos todos nos orgulhar da nossa imagem refletida no espelho da vida... que os nossos reflexos sejam sempre os mais cintilantes possíveis!...

A crônica a seguir, de Luis Fernando Veríssimo, conta um pouco disso:
"Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
'Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes'.
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório.
Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
-Ainda bem que esse infeliz morreu!
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros.
Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas.
Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?
No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo...
Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO!
Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida.
Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida.
Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.
SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA.
VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA.
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos.
A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença.
A sua vida muda, quando você muda".

3 comentários:

  1. Prezada Karla,

    Onde vc costuma comprar seus espelhos venezianos?

    ResponderExcluir
  2. Prezada Karla, onde você comprou esse último espelho? (o que tem um detalhe em vermelho)

    ResponderExcluir
  3. Prezada Karla, onde você comprou esse último espelho? (o que tem um detalhe em vermelho)

    ResponderExcluir