terça-feira, 11 de maio de 2010

CAPITONÊ

CAPITONÊ é um trabalho de tapeçaria com botões costurados profundamente e que sempre esteve ligado à sofás e poltronas tradicionais, com toques clássicos, o que pessoalmente muito me agrada, já que sou uma apreciadora das peças com desenho apurado e detalhadas.

Os designers e arquitetos atuais têm resgatado do passado essas antigas idéias e cada vez mais se vê esse trabalho nas peças contemporâneas. No último Salão de Móveis de Milão, mais importante expressão mundial do design e tendências, o acabamento capitonê se mostrou a grande aposta do setor decorativo, algo que não se via tão fortemente desde o lançamento da poltrona Barcelona, de Mies van der Rohe, na década de 20, e do lançamento do sempre clássico e nunca demodé sofá Chesterfield.

Philippe Starck, grande nome do século em design, resolveu abusar dos botões para criar coleções exclusivas de sofás, poltronas e puffs para as marcas italianas Dríade e Cassina.

O espanhol Jaime Hayon misturou couro e polietileno para criar a sua linha ultra conceitual BD Showtime.

As peças de cores marcantes, ou as tradicionais preto/branca, têm espaldares enormes, um pouco desproporcionais inclusive, na minha opnião, ou formas que brincam com os móveis em estilo Napoleão III.

Essa relação entre o passado e o presente ganha exemplos ainda mais interessantes nas cadeiras Gamme Capiton, da francesa Magali Jeambrun, para a ETC Créations. Feitas num tipo especial de acrílico, elas apresentam pequenas depressões no assento e encosto que imitam a pressão dos botões.

No Brasil, por enquanto, não são tão acessíveis, infelizmente... Mas os arquitetos daqui já estão mobilizados para tornar isso mais tropical. Marcelo Roseumbaunn, nome forte do design nacional, criou a linha de sofás e poltrona com capitonê leve para a fabricante Mannes que foi o maior sucesso na última ABIMAD, a feira de móveis e decorações mais importante do país. Sinal de que os ventos tupiniquins andam muito fortes para as influências clássicas retrôs.

O capitonê é um dos trabalhos de tapeçaria típicos do estilo Napoleão III e marca o auge da utilização dos tecidos (principalmente os veludos) e couros na decoração francesa. O Napoleão III é o estilo francês do século XVIII. Ironicamente, sua definição é ser uma mistura de estilos anteriores.

Estes trabalhos podem vir numa infinidade de peças, inclusive revestir portas, paredes, tetos, móveis, cabeceiras de cama, lustres, além, é claro, das tradicionais poltronas, puffs, chaises, namoradeiras, cadeiras e sofás. Agora, é só colocar a imaginação para funcionar e criar novos conceitos, dentro de algo muito clássico. Divirta-se! Beijos!

5 comentários:

  1. Que bom!... sempre novas idéias por aqui! Até!

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA KARLA, NECESSITAMOS DE SABER SE VOCÊ TEM UM CONTATO PARA ADQUIRIR ESTES PRODUTOS.

    EUDE ANJOS
    61 3234-6133
    reallimp@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. If you are version this clause, then on some stage,
    you must realize by get set up erotic love through and through attract women geological dating websites.



    Also visit my homepage :: Tips On How To Have Girlfriend

    ResponderExcluir