quarta-feira, 14 de abril de 2010

PRA RECONSTRUIR

"Na natureza nada se cria,
nada se perde,
tudo se transforma".
Antoine Lavoisier

A arquitetura e a decoração nunca estiveram tão democráticas como atualmente. Móveis antigos convivem tranquilamente (e com muita harmonia, diga-se de passagem!) com peças modernas e também com peças rústicas, como é o caso dos móveis feitos a partir de reciclagem de madeiras e outros artefatos.


A MADEIRA DE DEMOLIÇÃO é uma alternativa ecológica e com efeito muito interessante para usos diversos, que vai desde o revestimento de paredes, passando por pisos até construção de móveis e objetos variados, uma vez que trata-se de uma matéria-prima que em tese não seria mais usada, ou seja, resíduos de edificações antigas e usos diversos.
As peças feitas de madeira de demolição na maioria das vezes, tem um "ar" todo personalizados, já que sua matéria-prima base é bem peculiar e única, com marcas de pregos e parafusos, tintas ou verniz outrora utilizados em suas peças origiais, tendo sempre uma aparência rústica e, ao mesmo tempo, cheia de história. Essas marcas agregam valor ao produto acabado. Atualmente, estão ganhando mercado, por terem preços acessíveis e alto padrão de qualidade.


O uso de Madeira de demolição tem sido amplamente utilizado em projetos arquitetônicos dos mais variados estilos atualmente, desde os mais simples até os mais sofisticado, pois seu objetivo é realçar o contraste entre o antigo e o novo, resultando em trabalhos muito interessantes, com elegância e, acima de tudo, com responsabilidade ecológica.
Em geral, a madeira de demolição comercializada nas lojas e fábrica é recuperada de antigas contruções,principalmente casas e igrejas.
O processo para poder ser utilizada em marcenaria é lento e delicado. Todos os pregos e apliques precisam ser cuidadosamente retirados e a madeira é devidamente tratada para dar vida e assegurar o charme das decorações. A madeiras mais utilizadas, para este tipo de trabalho, são, sem dúvidas, a peróba do campo, peróba rosa, canela clara, canela negra, jacarandá e pinho de riga. Elas são reeditadas também em placas que conferem um design todo novo para as peças, facilitando a sua aplicação em pequenas peças, como as nas imagens ao lado.
A seguir, algumas
dicas de especialistas da área de como cuidar melhor dessa madeira ecologicamente correta:


1. Os móveis de madeira de demolição devem receber acabamento com cera de carnaúba associada a outros ingredientes para criar uma textura aveludada em suas superfícies.
2. Para manter seu móvel/painel/piso/etc. cada vez mais bonito, lixe a cada 3 meses toda a parte externa com bombril seco.
3. Terminada esta etapa, passe suavemente com estopa seca cera de carnaúba pura em toda área que foi lixada.
4. Deixe repousar esta cera no móvel/piso/painel por duas horas. Em seguida friccione um flanelão grosso seco em toda área encerada. Repita o procedimento uma hora depois.
Quanto mais vezes você cuidar assim da sua peça de madeira de demolição, mais bonito ela ficará. A sequência de ceras irá criar uma consistência na superfície formando uma camada de proteção e brilho .
Nunca permita que passem em sua peça de madeira de demolição ceras ou óleos industriais. As químicas utilizadas na produção deste produtos mancham e alteram a cor original das madeiras.
A seguir, algumas idéias bacanas de como aplicar melhor estas peças de demolição:


"Sempre procurei transformar
os desastres em oportunidades"(...)

2 comentários:

  1. AMEI TUDO, MUITO BOM GOSTO E CRIATIVIDADE LUIS CARLOS.LOYS.CARLOS@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Eu tenho uma fabrica de moveis rusticos. Adoro o q faco. Solicite catalogo atraves do e-mail joaoqueiro001@hotmail.com WathSap. 99-91227373

    ResponderExcluir