quarta-feira, 7 de abril de 2010

A "MÃE" DA PÉROLA


Não tem este nome à toa: MOTHER OF PEARL (tradução literal: Pérola-mãe= Madrepérola).
Madrepérola ou nácar é uma substância calcária, firme, brilhante, de cor branca ou escura iridescente, produzida por diversos tipos de moluscos, sendo o principal componente das pérolas , ou seja, é a sua origem... sua "mãe", como o próprio nome diz.
A madrepérola reveste o interior de diversas conchas. Também é liberada por alguns moluscos como uma reação a um corpo estranho que tenha entrado em sua membrana epitelial, como um grão de areia, por exemplo. O corpo estranho causa irritação ao animal, que passa a liberar essa secreção isolada para calcificação similar a parte interna da concha, formando uma pérola, cujo tamanho varia de acordo com o tempo de resistência do corpo estranho no animal e das condições climáticas do meio em que está inserido.

A madrepérola pode refletir frequências difererentes da da incidência de luz, de acordo com a maneira como é iluminada, de modo que pode apresentar cores variadas, que vão dos rosas aos azuis, verdes e amarelos, em várias tonalidades. Esse efeito é considerando bastante agradável à vista e as combinações à que são submetidas.

Assim como a pérola, a madrepérola é orgânica, e por isso precisa quase dos mesmos cuidados que a pérola como por exemplo: evitar guardar em lugares fechados, onde a peça não respira, alguns tipos de pele contém substâncias que podem alterar a madrepérola, não guarde sua peça com madrepérola em lugares umidos, e nem onde tem calor excessivo.
Os revestimentos feitos a partir de madrepérola, ossos, chifres e marfim nunca esteviram tão em alta como nos dias atuais. Pode-se encontrar estas pequenas lascas deste materiais nos mais diferentes produtos e para os mais diferentes fins.

Muito apreciada pela sua elegância e feminilidade, a madrepérola traz sempre consigo o aspecto de nobreza e delicadeza. Dispõe-se atualmente de uma infinidade de formas de aplicação disponíveis no mercado, desde placas rígidas em formas de medidas consideráveis até pequenos detalhes, como botões e apliques singelos.

Sua ampla utilização, tanto em escala industrial como artesanal, fez com designers, estilistas, arquitetos, decoradores, entre tantos outros profissionais das áreas decorativas, se rendessem à estas peças tão elegantes quanto singelas. A seguir, uma seleção de peças especiais para você conhecer melhor e se render também a estes encantos cintilantes!







2 comentários:

  1. Cláudia Christina - Brasil19 de julho de 2011 às 13:31

    muito interessante
    lindíssimas peças!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cláudia!.. Tbm adoro madrepérolas e afins!

    ResponderExcluir