segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DICIONÁRIO JURÍDICO

A menos que você seja da Área Jurídica, provavelmente irá concordar comigo de que o vocabulário específico deste mundinho é pra lá de complicado... AFF!
Tirando uma expressãozinha ou outra, em geral, não entendo quase nada do que costuma constar nos "autos"...(kkkkkkkkk! Acabei de lembrar da minha falecida Vó Mathilde... porque antigamente, lá no Rio Grande do Sul, era assim que se chamavam os "carros"... um jeitinho mais "querido" de se referir aos 'automóveis'... exceto os Táxis... que eles chamavam de "carro de praça"... ô, tempinho bom... hehehehe ).
Recebi este TRADUTOR jurídico por e-mail, e achei-o bem "interessante", por me ajudar a me sentir menos, digaaaamos, "desatualizada" ( na verdade, uma forma mais light que encontrei para dizer "menos burra", porque acho que é justamente isso que eles querem com este vocabulário floreado... fazer com que todos que estão fora da área jurídica se sintam como burros de carga... só pode!!! AFF!).
Se você é conhecedor destes termos e acha "cretina" a minha sensação, desculpe-me... mas preciso ser sincera e reafirmo: mesmo tendo acesso à mais informações que a média, pela minha formação pessoal (a qual sou humildemente grata!), ainda assim, considero, de maneira geral, exagerados os termos específicos dos textos jurídicos.
A seguir, um pequeno dicionário da linguagem forense, que anda circulando pela net:

1- Princípio da iniciativa das partes – “faz a sua que eu faço a minha”.
2 – Princípio da fungibilidade – “só tem tu, vai tu mesmo” (parte da doutrina e da jurisprudência entende como sendo “quem não tem cão caça com gato”).
3 – Sucumbência – “a casa caiu!”
4 – Legítima defesa – “tomou, levou”.
5 – Legítima defesa de terceiro – “deu no mano, leva na oreia”.
6 – Legítima defesa putativa – “foi mal”.
7 – Oposição – “sai batido que o barato é meu”.
8 – Nomeação à autoria – “vou cagoetar todo mundo”.
9 – Chamamento ao processo – “o maluco ali também deve”.
10 – Assistência – “então brother, é nóis.”
11 – Direito de apelar em liberdade – “fui!” (parte da doutrina entende como “só se for agora”).
12 – Princípio do contraditório – “agora é eu”.
13 – Revelia, preclusão, perempção, prescrição e decadência – “camarão que dorme a onda leva.”
14 – Honorários advocatícios – “cada um com os seus problemas”.
15 – Co-autoria, e litisconsórcio passivo – “passarinho que acompanha morcego dá de cara com muro”, ou “passarinho que acompanha morcego, dorme de cabeça pra baixo”, e se preferir “quem refresca cu de pato é lagoa.”
16 – Reconvenção – “tá louco, mermão. A culpa é sua”.
17 – Comoriência – “um pipoco pra dois” ou “dois coelhos com uma paulada só”.
18 – Preparo – “então…, deixa uma merrequinha aí.”
19 – Deserção – “deixa quieto”.
20 – Recurso adesivo – “vou no vácuo”.
21 – Sigilo profissional – “na miúda, só entre a gente”.
22 – Estelionato – “malandro é malandro, e mané é mané”.
23 – Falso testemunho – “fala sério…”.
24 – Reincidência – “porra mermão, de novo?”.
25 – Investigação de paternidade – “toma que o filho é teu”.
26 – Execução de alimentos – “quem não chora não mama”.
27 – Res nullius – “achado não é roubado”.
28 – De cujus – “presunto”.
29 – Despejo coercitivo – “sai batido”.
30 – Usucapião – “tá dominado, tá tudo dominado!”
Agora que você, assim como eu, já sente que o mundo jurídico foi "entregue de bandeja" nas suas mãos, pode olhar (e até rir por dentro!... hehehehe) dos que se acham os "espertinhos" da lei! (falo apenas daqueles que se colocam em pedestais e usam deste tipo de linguagem para intimidar intelectualmente outras pessoas... não me refiro, em hipótese nenhuma, àqueles de boa fé e exercedores coerentes de sua honrada profissão... que não me entendam mal, por favor!!!).
Tá dominado!
Tá tudo dominado!!! rs...
AFF!!!... é mole ou quer mais?!? hehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário