quinta-feira, 22 de julho de 2010

É NATURAL!....

Há algum tempo já que as FIBRAS NATURAIS estão em alta no mercado, tanto de decoração quanto nos seus adjacentes de moda.
As Fibras Naturais são retiradas prontas da natureza, como o rattan, as palhas, o vime, junco, fibras de folhas de bananeira, do algodão, linho,etc. Estas fibras que surgem da natureza podem ser fiadas como material têxtil. São polímeros de origem vegetal ou animal.
As fibras naturais podem ser classificadas em três categorias: vegetais, animais e minerais.
As fibras vegetais são formadas por células vegetais alongadas, sendo a base a celulose.
As fibras de origem animal, cuja base é a ceratina, isto é, material tipo corno, incluem diversos tipos de pelos animais, a lã de tosquia, os filamentos fiáveis formados pela secreção das glândulas do bicho da seda (seda natural).
Um bom exemplo de fibra mineral é o amianto.
Muitos projetos de decoração adotam o estilo rústico, realçando a simplicidade e a utilização de fibras naturais. Os ambientes tornam-se relaxantes, próprios para pessoas que valorizam a qualidade de vida e se preocupam com as questões ambientais.
Com tramas e tonalidades variadas, as fibras naturais perderam o antigo conceito de "exóticas e alternativas", quando eram usadas apenas e tão somente em casas de praia. Hoje elas ganharam status e se tornaram uma excelente e criativa opção para revestir pisos e paredes, móveis, adornos, cortinas, tapetes, peças de vestuário, etc.
As palhas naturais, tingidas ou alvejadas, são adequadas para forrar tetos e paredes, enquanto o rústico sisal muitas vezes substitui com muito charme o carpete, ao cobrir pisos e rodapés. Alguns arquitetos elegeram esses materiais como elementos fundamentais na arquitetura de interiores do novo milênio.
É possível criar tetos com simples esteiras de palhas olho d'água, aplicadas ao gesso com cola de sapateiro, por exemplo. As emendas podem ser arrematadas com bambus com filetes de madeira, trazendo um aspecto bastante "natural"ao ambiente.
Para revestir as paredes com palha é preciso que elas estejam com as superfícies lisas e sem umidade. Qualquer infiltração de água pode acelerar o desgaste das fibras. As palhas especiais podem ser encontradas com fios de algodão ou seda.
Eu recomendo colar a palha em um tecido de algodão antes de usá-la como revestimento de estofados. Esse recurso também pode ser usado na forração de paredes, para evitar o contato direto da palha com a cola, o que poderia implicar em possíveis manchas.
As palhas, em geral, podem ser aplicadas por qualquer especialista na colocação desse tipo de revestimento e, assim como os papéis, requer superfícies planas.
Também é forte já, há alguns anos, a presença do sisal no revestimento de pisos. A fibra é aplicada da mesma forma que um carpete, podendo cobrir madeira e até revestir o contrapiso, desde que esteja impermeabilizado adequadamente.
Originário da Agave, árvore bastante comum no nordeste brasileiro, o sisal tem um tramado rústico, que pode ser tingido de diversas cores. Material natural, não inclui produtos químicos na sua manipulação.
Agora, quer saber se combina?
SIM!... Na minha opinião, combina com todo tipo de ambiente, dos mais formais e clássicos até os superdespojados e alternativos. O rústico chique continua como tendência para um bom período ainda, certamente! MUUUUITO VERSÁTIL!

Um cuidado fundamental é a limpeza com escova. Por ser um material frágil, é importante que não seja exposto diretamente ao tempo. Na hora da limpeza o ideal é escovar para tirar a poeira que fica nos vãos. O aspirador de pó também é bem vindo. não é aconselhável usar produtos químicos, como álcool, alvejantes, abrasivos, saponáceos, ceras, etc... Estes produtos danificam a fibra e podem torná-la frágil.
Na moda, traz referências leves e um conceito bastante elegante. Usado com muito critério por grandes estilistas e designers de jóias do mundo todo, as fibras e os elementos naturais são referências de materiais com um "fresh appeal".
Na minha opinião, vale à pena investir em peças tão versáteis assim! A seguir, imagens "fresquinhas" (trocadilho oportuno!... rs) para você se inspirar também!

2 comentários:

  1. Boa noite

    Adorei todo seu material, eu trabalho com calcados e o material que usamos é a juta, você conheci?
    Antonio Sousa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Antônio!... Conheço a juta, porém, não sou uma expert no assunto como vc, claro... se tiver alguma imagem legal do seu trabalho, nos enie para podermos publicá-la, ok? Seja sempre bem vindo ao blog. Um abraço!

    ResponderExcluir