quinta-feira, 1 de julho de 2010

BANDANAS

Há muito tempo que já uso BANDANAS... sempre gostei muito do ar descontraído e do charme que ela traz para o look.
Paisley (ou cashimir) é o nome dos singulares desenhos que geralmente formam a estampa da Bandana. São como pequenos cometas, formando, quando estão em sequência, algo muito parecido com arabescos. O nome da estampa "paisley" surgiu de uma cidade escocesa que, durante o século XIX, ficou famosa pela produção de um tecido de lã penteada. Como os xales de cashimir da Índia entraram definitivamente na moda, as indústrias de Paisley adaptaram o motivo cônico, tecendo-o em grandes xales quadrados em tons de vermelho e marrom.
Uma gotícula em forma de vegetal, o motivo persa é semelhante à metade do Yin Yang e também da árvore Bodhi . Esse padrão ficou conhecido como Paisley e foi usado principalmente em xales e robes no século XIX
e início do século XX.

Na década de 80, o motivo voltou à moda, inclusive em meia-calças, saias, vestidos, xales e bolsas.

O Paisley dá um toque glamouroso e jovem para impressões têxteis, para o design e moda.

Em sânscrito, o paisley é conhecido como Mankolam e é comum na arte indiana, na arquitetura, artesanato, etc. Em diversas fontes, descobri que o Mankolam é um símbolo de auspiciosidade e felicidade e é associado ao Senhor Ganesh.
A grife
Dolce & Gabanna, dos estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana, têm trazido frequentemente as motivos de paisley em várias de suas peças, geralmente acompanhados por xadrezes e jeans.

A bandana, do hindi बन्धन bandhana, é um ornato que foi originalmente criado para ser usado na cabeça. As bandanas eram usadas pelos pioneiros do Velho Oeste Americano e foram redescobertas nos anos 70, sendo definitivamente incorporadas ao guarda-roupa dos jovens dos anos 80.

Seu atual revival traz com toda a força esta padronagem nos mais diversos tipos de peças, desde as tradicionais bandanas em lenço até detalhes de decoração e peças do dia a dia.

Confira agora algumas sugestões de uso desta estampa:































































Nenhum comentário:

Postar um comentário