quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

PRESENTES DE NATAL


Minhas dicas pessoais para comprar o presente de Natal ideal

Mesmo eu tendo toda certeza do mundo de que MUUUUUITO melhor que todos os presentes embaixo da árvore de Natal, é a presença de uma família e amigos unidos e felizes (e sem colocar isso em discussão neste momento!), venho trazer-te uma lista de algumas dicas pessoais que aprendi com a "experiência"de muitos Natais...
Tido por muitos como uma data consumista exaltada e "criada" por lojistas e fabricantes de brinquedos, a verdade é que independente de teorias conspiratórias, o Natal é uma das épocas mais propícias para distribuir agrados, mesmo que às vezes "materialistas" a quem amamos e temos apreço.
O problema é acertar os gostos e preferências dos presenteados!..
Não sou nenhuma expert no assunto, mas por gostar muito de presentear, compartilharei algumas dicas que carrego comigo e uso na hora de escolher um presente. Aliás, acho
(quer dizer, tenho certeza!) que gosto mais de dar do que receber (sem
malícias, por favor!), fator este que me motiva mais ainda a escrever sobre o tema.
Comprar (ou confeccionar) um presente é uma arte, e esta já é uma dica.
Não escolha um presente às pressas, não vá pela moda, não terceirize este serviço.
O melhor é pesquisar muito, e fazer isto com afinco, com dedicação. Comparar opções previamente elencadas, pôr lado a lado características, utilidade e outros fatores relevantes, tudo isso conta na hora de escolher o presente ideal.
Dispomos hoje de uma série de "facilidades", como a INTERNET e, acho extremamente válido, fazer pesquisas em sites
e blogs sobre as diversas opções de presentes e também sobre os candidatos aos mesmos.
Os detalhes são muito importantes. Dificilmente você poderá aplicar esta dica, nesta altura do campeonato, quando o calendário nos mostra o dia 24 DE DEZEMBRO, mas que seja lembrada ano que vem: preste atenção em comentários aparentemente irrelevantes do presenteado. Coisas simples, como apontar para algo numa vitrine e dizer “Olha, que legal!”, pode tanto ser um comentário trivial, quanto a melhor dica de presente que você pode ter. E dar um presente desses tem um efeito duplo, pois além da pessoa gostar do que ganhou, ainda se sentirá valorizada, afinal, isso demonstra que você presta atenção nos mínimos detalhes em relação a ela.
Pedir opiniões de amigos e parentes do presenteado poderia ser uma boa tática, mas dificilmente funciona... Não sei explicar o porquê desta dica, em tese tão boa, não ser assim tão eficiente na prática. Dá melhor resultado você separar algumas opções, e mostrá-las aos amigos e parentes, pedindo dicas de qual o presenteado gostaria mais de ganhar. Ainda assim, cautela. Entre a opinião dos outros, e o seu 'feeling', fique com este!
São dicas genéricas, mas talvez exatamente por isso, muitas vezes as deixamos de lado.
A menos que meus presenteados sejam bons atores, não me lembro de ter errado TANTO a ponto de decepcioná-los.
Uma última dica para comprar o presente é fazê-lo com antecedência, o que deveria estar subentendido à esta altura, mas enfim, não custa nada dizer...
o PACOTE não precisa ser um pomposo (
embora isso conte muitos pontos positivos!), mas algo apresentável e elgante, que crie uma atmosfera de expectativa e que seja agradável de se ver.
Para que o ato de presentear não seja algo seco e impessoal, um cartão seria bacana. É indescritivelmente mais pessoal e afeutoso dar um cartão cujos dizeres foram escritos de próprio punho e cujo texto vem do coração de quem o escreve, do que um frio e curto texto impresso no cartão, seguido de sua assinatura.
Não é raro o cartão ter mais impacto sobre o presenteado do que o próprio presente (sem desmerecê-lo, claro!), mas é exatamente aí que está toda a QUESTÃO. Se sua mensagem de Natal foi tão bem entendida e expressa com tanto carinho, todo o resto se faz complento... e a pessoa que recebeu o cuidadoso presente, se sentirá amada e igualmente feliz, por significar tanto para você!... GOT IT!?!
O Natal
Ah, o Natal...
Ouço pessoas criticarem o consumismo desenfreado que toma as pessoas nesta época cujo significado perdeu-se entre árvores, brinquedos e Papai Noel.
Certo, tudo certo...
Mas eu prefiro lembrar que neste final de ano, devido ao famigerado consumismo, milhões de empregos foram gerados e milhões de pessoas puderam resgatar um pouco de sua dignidade.
Prefiro lembrar que neste momento, por conta do dinheiro extra que receberão, muitos pais e mães de família poderão oferecer uma mesa mais farta aos seus filhos.
E que devido a alta propaganda de solidariedade que se faz nesta época, crianças carentes poderão ganhar, sim, algum brinquedo.
Prefiro lembrar que muitas pessoas tomadas pelo espírito disseminado nesta época mover-se-ão à caridade e a solidariedade com o próximo.
E que você... você poderá, enfim, dar e receber o abraço daquelas pessoas que você gosta mas que por falta de “motivo” para abraçar ficou contido até agora...
Ah! Como Deus escreve certo por linhas tortas...
O que era para ser “apenas” a celebração do nascimento de Jesus, universalizou-se numa celebração de Fraternidade e Amor.
Bem ou mal, o Amor está em toda parte!
E se ainda assim você não quiser celebrar esta data, não tem problema:
Quero convidar-te a fazer como se fosse Natal todos os teus dias!


Jingle Bells
Composição: James Pierpont


Dashing through the snow

On a one-horse open sleigh

O'er the fields we go

Laughing all the way

Bells on bob-tail ring making spirits bright

What fun it is to ride and sing

A sleighing song tonight

Oh, Jingle bells, jingle bells, jingle all the way

Oh, what fun it is to ride

In a one-horse open sleigh

Jingle Bells, Jingle Bells, Jingle all the way

What fun it is to ride

In a one-horse open sleigh.

FELIZ NATAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário