quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DESIGN do BOM


"Você vê coisas e diz: 'Por quê?'

Mas um designer sonha coisas que nunca

existiram e diz: 'Por quê não?'..."



O Design faz parte do cotidiano de todas as pessoas, mesmo que não tenhamos a exata idéia do que isso significa. A definição de formas, cores, elementos, composição e mecanismos funcionais de cada peça que compõe o nosso dia a dia, desde uma simples caixa de fósforos até o carro mais futurista, são papéis desenvolvidos pelos DESIGNERS.

Dificilmente nos damos conta de que para aquele ventilador funcionar tão perfeitamente, foram gastos horas e horas de trabalho de algum designer (ou desenhista industrial ou um arquiteto, talvez).

Pessoalmente, o que mais me encanta são os designs limpos e inteligentes, apesar de ser uma grande admiradora da arquitetura clássica. Neste momento, falo de peças individuais, não de conceito global.
Philippe Starck, o arquiteto/designer do momento, tem essa característica marcante nos seus trabalhos. Ao se tratar de arquitetura de interiores (decoração), porém, seus trabalhos são mais "quentes" e detalhados, trazendo emoção e conforto para aqueles que têm o privilégio de habitar e usufruir de seus espaços. A seguir, alguns dos objetos, motos, relógios, móveis, etc., além de famosos espaços, criados pelo gênio do design atual... prá ele, eu tiro o chapéu!



ALGUNS DOS OBJETOS E MÁQUINAS PROJETADAS

POR PHILIPPE STARCK

RESTAURANTE DO HOTEL CHINÊS EM HONG KONG


RESTAURANTE DO FAMOSO HOTEL FAENA
EM BUENOS AIRES, ARGENTINA

LOBBY DO LUXUOSO HOTEL MAURICE EM PARIS, FRANÇA

RESTAURANTE RAMSÉS EM MADRI, ESPANHA.


"Design dá ao mundo algo que ele

não sabia que sentia falta"

Paola Antonelli


Philippe Starck

Nasceu:1949
Nacionalidade: França

Nasceu em 1949 em Paris e estudou na Escola Central de Artes Decorativas (École Centrale des Arts Decoratifs).Com 20 anos, dirigiu um escritório produzindo casas infláveis. Arquiteto e designer, continuou decorando ambientes, criando fachadas e construindo casas com arquitetura moderníssima. Faz parte do time de designers do renomado Giovanni Alessi desde a década de 80, criando uma infinidade de objetos como o espremedor de frutas cítricas “Juici”- uma de suas mais famosas e polêmicas peças, a escova de dentes “dr. Kiss”, além de rádios inovadores, pratos, penduradores para a cozinha, escorredor de massas, luminárias e tigelas. Tudo muito colorido e com muito humor.Atualmente mora entre Paris, Nova Iorque e Veneza e viaja pelo mundo para concretizar seus projetos. Philippe Starck é “ídolo” entre os projetistas de produto e, sem dúvida, um designer que marcou este final de século XX.

Bibliografia:
http://www.gbe.co.za/http://www.uol.com.br/bravo/0001/index.htm%20

Autor:Cata Beaza
Data:Fevereiro de 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário