terça-feira, 18 de agosto de 2009

CASTELOS DE AREIA


Com muita frequência, construímos nossos sonhos sobre terrenos arenosos e nada estáveis. São como CASTELOS DE AREIA, lindos, instigantes... mas frágeis! Daí vem a pergunta: "Mas afinal, o que é INQUESTIONÁVEL e IMUTÁVEL nesta vida???"
Neste momento, não consigo me lembrar de nada para responder esta pergunta... o que me faz concluir que a experiência da VIDA, em si, é exatamente como construir Castelos de Areia... O que realmente importa é que a trajetória desta "construção"seja bela (mesmo que difícil!) suficientemente agradável para se querer chegar até o final (na construção do seu telhado... no TOPO) e gratificante, mesmo que efêmera (já que do "pó" se sai... para o "pó"se retorna, assim como na areia!).
...E, se uma onda inesperada chegar antes da hora até os nossos "frágeis alicerces", resta-nos ter força o suficiente para recomeçar até que finalmente chegue o momento de vivenciar a plenitude da contemplação da OBRA CONCLUÍDA.
Dedico meu post de hoje à meu amado pai, que já concluiu sua obra aqui, e, hoje , dia 18/08, faria aniversário de vida, se aqui ainda estivesse! Ensinou-me a reconstruir nossos castelos, quantas vezes fossem necessárias, enquanto a nossa obra estiver inacabada. AMO-TE, eternamente!



"Todos nós temos um certo pudor em admitir, em falar sobre nossas próprias lutas. O ser que pensa e produz sente que não produziu o suficiente. E julga que o que fez é uma parte do muito que poderá ainda fazer. A superação de nossa obra pelos que nos sucedem é o que define o progresso da humanidade. A grande alegria é se sentir um elo que prepara o próximo da corrente".

(Ivo Pitanguy)

"Um dia de verão, estava na praia, observando duas crainças brincando na areia. Elas trabalhavam muito construindo um castelo de areia, quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma... Achei que, depois de tanto esforço e cuidado as crianças cairiam no choro, correriam pela praia, fugindo da água... Mas não, rindo, de mãos dadas, começaram a construir outro castelo!!! Compreendi que havia aprendido uma grande lição. Gastamos muito tempo da nossa vida construindo alguma coisa e mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir tudo que levamos tanto tempo para construir. Mas se isso acontecer, aqueles que têm as mãos dadas à alguém, seguram-se mutuamente e serão capazes de sorrir! Só o que permanece é o amor. O resto, é feito de areia!..."

Luís Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário