quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ARTE COM ROLHA

Depois de um post especial sobre ADEGAS/CAVES, me veio à cabeça as peças que tenho visto usando rolhas de cortiça recicladas... supercriativas e lindas!
A Cortiça, segundo a wikipedia, é um material de origem vegetal da casca dos sobreiros(Quercus suber), com grande poder isolante. A cortiça amadia é a de maior qualidade, sendo por isso a mais valorizada, e a única que pode ser utilizada para o fabricação de rolhas. Atualmente, a cortiça é uma matéria-prima nobre cuja utilização se extende a variadas ramos, como: revestimentos de solos, isolantes (térmicos e acústicos), na fabricação de instrumentos musicais, em artigos de decoração, nos componentes para calçados e para o setor industrial de diversos segmentos (automóvel, bebidas, construção alvenaria, decoração, entre outros).
Portugal, com uma área de 730 mil hectares de sobro, é responsável por mais de 50% da produção mundial de cortiça.

A rolha , em especial, é um objeto geralmente cilíndrico utilizada principalmente para a retenção de líquidos e/ou gases em recipientes.
E com o passar do tempo, principalmente depois de algumas festividades, as rolhas de cortiça amontoam-se. Em vez de as jogar no lixo, porque não as utilizar para fazer outros objetos decorativos e úteis? Frequentemente, jogamos fora coisas que poderíamos facilmente reaproveitar, se tivessemos boas idéias.
Decorar a casa com peças especiais, e sem gastar muito dinheiro, não é difícil se soubermos aproveitar algumas destas idéias a seguir:

3 comentários: