segunda-feira, 1 de junho de 2009

EDUCAÇÃO & ETIQUETA - parte II

Falamos de questões básicas de EDUCAÇÃO anteriormente. Essas, certamente, não têm preço! Mas conhecer algumas questões mais específicas de ETIQUETA SOCIAL nos ajudam a sair de certas "saias justas".
Esses dias, conversando com um casal de amigos, ouvi deles que haviam ganhado como premiação por suas vendas, um cruzeiro num transatlântico. Achei o máximo!!! Imagina só! Viajar num transatlântico não é para qualquer um... além de ser uma viagem inesquecível!!! Mas fiquei muuuuito surpresa ao ouvir deles que haviam desistido e simplesmente dado a "viagem dos sonhos" para um outro casal, gratuitamente, porque acharam que não se sentiriam bem num ambiente tão diferente do que estão acostumados... IMAGINE?!? Daí parei para pensar sobre isso, e só o que me vem à cabeça é a sensação de insegurança que eles devem ter sentido por desconhecer algumas regras de etiqueta social e comportamento. Assim, qualquer situação "fora do comum" já seria o suficiente para fazê-los optar por algo mais comum.
Penso: perderam uma grande oportunidade por besteira (independente de conhecer ou não essas regrinhas sociais)!!! Mas, o que se passa na cabeça e no coração alheio não nos compete julgar... porém, tentar melhorar nossos conhecimentos sobre estas situações nos ajuda a enfrentar o medo do desconhecido e nos amplia as possibilidades de conhecer um mundo novo que, pode sim, ser muuuuuito legal!

Frescura é muito diferente de tratar-se com elegância... A seguir, algumas questões que causam dúvidas (parte 1):


À MESA : Certamente o que mais causa insegurança num ambiente refinado é estar à mesa com pessoas refinadas ou ambientes do mesmo trato. Para simplificar a sua refeição e deixá-la literalmente saborosa, antes de qualquer coisa, aprecie o momento. Deixe seu paladar falar mais alto, sem se preocupar se estão olhando ou não para você. Relaxe!
Em seguida sim, entenda a lógica daqueles milhares de talheres e copos e pratos e, e.... rs...
É facil: Primeiramente, coloque o guardanapo aberto sobre o colo.
Esta é a Regra No 1!!!
Em geral, quando a mesa vem recheada de talheres e pratos sobrepostos, um garçon ou copeira, deverá serví-lo(a). Assim, se encarregue apenas de usar os talheres em sequência DE FORA PARA DENTRO, assim como os pratos, que deverão ser retirados por aqueles que estão lhe servindo.
O pratinho no canto superior esquerdo é para pães e afins, assim como a pequena faca que o acompanha. Use-o para este fim, apenas.
Às vezes, alguns pratos específicos requerem o uso das mãos para levá-los diretamente à boca, sem o auxílio de talheres, como patinhas de carangueijo, por exemplo. Nestes casos, devem vir acompanhados com um pequeno bowl (pote) que chamamos de lavanda, no canto superior esquerdo também, onde se tem uma mistura de água e álcool e eventualmente, pétalas de flores. Neste bowl, deve-se mergulhar as pontas dos dedos apenas e enxugá-los no guardanapo que está no COLO.
Talheres para peixes e frutos do mar são diferentes dos demais. As facas não possuem serra e têm formato de losango. Já os garfos, têm 03 'dentes' apenas. Só use-os se for degustar este tipo de prato, do contrário, deixe-os na mesa, caso o garçon não os retire antes.
O prato grande que está embaixo do último prato de tamanho normal chama-se SOUSPLAT. Ele serve apenas de apoio para este último prato e para conservar, eventualmente, a temperatura'mais 'aquecida' da comida, já que o prato não está diretamente em contato com a mesa fria.
Copos também podem nos confundir, mas lembre-se que sempre o copo principal é o da água, que é considerado o líquido MAIS IMPORTANTE, assim, este acompanhará qualquer bebida, seja vinho ou um 'simples suco de frutas'. O copo da água estará sempre à esquerda. Na sequência, da esquerda para direita, temos um outro um pouco menor para vinho tinto, e depois outro ainda menor para vinho branco. Se houver prosseco/champanhe/frisante, a taça deverá estar atrás dos copos, ao centro, levemente à direita. Quando for tomar algum destes líquidos, não se esqueça de limpar a boca antes no guardanapo, de maneira que o excesso de batom ou restos eventuais de comida, possam ser retirados neste momento, sem que fique aquela marca 'suja' na taça.
Durante a refeição, a faca, quando não estiver sendo usada, deverá ficar apoiada num dos cantos superiores do prato, de maneira que o cabo e a lâmina estejam sobre o mesmo.
Terminada a refeição, não se esqueça de colocar os talheres em paralelo, do seu lado direito, com o garfo mais próximo do seu corpo e a faca ao seu lado, mais acima, com a serra da mesma voltada para o seu corpo. Jamais cruze os talheres. Assim o garçon entenderá que você está satisfeito e retirará a louça que foi usada. Continue com o gardanapo no seu colo até que chegue a hora de se levantar... e não se esqueça dele neste momento (pra não deixá-lo cair)! Daí sim, displicentemente (sem ficar dobrando certinho), coloque-o sobre a mesa e pronto!

BOM APETITE!!!
Adicionar imagem

VISITAS - Se é a PRIMEIRA vez que você é convidado à casa de alguém, não se esqueça de levar uma lembrancinha para o(a) anfitrião(ã). Para mulheres, recomendo uma flor, em pequeno vaso (nada exagerado e caro!) ou buquê delicado. Para homens, um vinho, se o mesmo é apreciador... ou outra especiaria, como uma garrafa de azeite especial ou até mesmo um pote de doces (tipo 'doce de leite'... se ele for do tipo formiguinha, principalmente!). Isso não é regra! Se não puder fazê-lo, tudo bem! Mas mostra consideração para aquele que se dispôs a recebê-lo(a). Para visitas à recém-nascidos, jamais apareça sem avisar, pelo menos com 01 dia de antecedência e no horário que for mais adequado ao pais do bebê. Tenha em mente que a família ainda está se adaptando a esta novidade, então, não interfira no funcionamento da casa de maneira alguma. A lembrancinha para o bebê é indispensável e o tempo de visita não pode ser superior a 40 minutos (quando muuuuito íntimo dos pais!). Outra coisa que deve ser atentada é de não se perfumar para esta situação. Alguns bebês podem desenvolver alergia de contato quando exposto à perfumes, nesta fase. Evite a todo custo! Os pais agradecerão!... e.... só segure o bebê se os pais oferecerem, do contrário, nem peça. Assim, todo mundo fica feliz!

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".

Immanuel Kant

2 comentários:

  1. ACHEI DE UMA CLAREZA TÃO ESPECIAL, SUAS DICAS DE ESTIQUETA, QUE FOI FÁCIL ENTENDÊ-LAS!
    OBRIGADA E CONTINUE SEMPRE A PARTILHÁ-LAS ISSO NOS FAZ UM BEM ENORME COMO SER HUMANO!

    ABRAÇOS NO SEU CORAÇÃO!

    SÔNIA MACÊDO.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz, Sônia!... Seja sempre bem vinda ao blog! Um grande abraço!

    ResponderExcluir