domingo, 24 de junho de 2012

LADRILHOS HIDRÁULICOS

LADRILHOS HIDRÁULICOS são peças de revestimento, geralmente com decorações geométricas e florais, cujas peças têm a fabricação condicionada à habilidade do artesão, que prepara a massa, os pigmentos e os moldes, 100% artesanal! As peças são prensadas e depois umedecidas na cura, ficando pronta em cerca de um mês. O resultado me encanta! Muitos  ladrilhos têm aquele colorido que nos faz lembrar dos azulejos portugueses. São feitos geralmente com cimento branco, quartzo, diabásio e pó-de-pedra e levam o nome de hidráulico porque passam cerca de 8 horas debaixo d'água para a cura.
De origem bizantina, o ladrilho hidráulico foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland em 1824. Presença constante em palácios europeus, o ladrilho hidráulico foi mais amplamente conhecido no Brasil na época colonial.
Hoje em dia, é muito utilizado em forma de mosaico, com uma mistura de padronagens, criando espaços muito criativos e personalizados. Eu pessoalmente curto muito para detalhes e painéis. Abaixo, algumas sugestões de uso. Beijos!







































4 comentários:

  1. Me lembro muito bem do quadriculado de branco e preto do colégio! Será que ainda é o mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Neto!!!... Então, não sei se ainda é o mesmo! Faz muitos anos que não passo por lá! Mas as memórias deste tempo bom a gente não apaga nunca, né? Beijos, meu sempre Amigo-irmão!

    ResponderExcluir
  3. Oi karla, meu nome é Rosemary, morei muitos anos em Cuiabá onde conheci esses ladrilhos, hj em dia moro em Araçatuba-SP, e uma vez ouvi falar de um senhor que ensinava faze-los, mas já faz tempo isso, e eu gostaria de fazer um curso desses agora, por acaso vc saberia me indicar algum curso.
    desde já obrigada, beijos pra vc e pra Cuiabá que eu amo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Karla. Achei lindo o ladrilho que antecede o texto. Poderia indicar onde posso encontrar o fabricante?
    Obrigada.

    ResponderExcluir