quarta-feira, 13 de junho de 2012

BUQUÊS DE NOIVAS


Os BUQUÊS DE NOIVAS têm sempre um capítulo especial reservado na história dos casamentos. Acredita-se que este item tão nobre das festas matrimoniais surgiu na época do Império Romano, quando as noivas carregavam buquês de ervas aromáticas. Estes arranjos tinham o intuito de afastar os maus espíritos e trazer 'boa sorte' ao casal.
Com o passar do tempo, as ervas aromáticas foram sendo substituídas por FLORES, já que a Igreja não via com bons olhos a tal estória dos maus espíritos. As flores foram escolhidas graças ao seu significado de fertilidade, beleza e de realização da vida.
Da mesma forma, o costume que hoje vemos na maioria dos casamentos, onde a noiva joga seu buquê após a cerimônia para as convidadas solteiras, como premonição de um casamento próximo, veio substituir o antigo ritual praticado até então, quando se tirava pedaços do vestido da noiva como forma de trazer sorte para a conquista de um novo amor. Vamos combinar, bem mais prático, né?... E ainda, se a noiva tivesse muitas amigas "encalhadas" era capaz de ficar quase nua... rsrsrs...
A tradição de carregar o buquê de flores até o altar está tão ligada ao ato do casamento e as cerimônias nupciais que, além de ser adotada em várias religiões diferentes, ainda sofreu poucas alterações ao longo do tempo. A verdade é que ao ouvirmos a palavra casamento, a imagem que se forma imediatamente em nossas mentes é da noiva, com seu lindo vestido branco segurando um buquê de flores. Essa imagem está tão arraigada no inconsciente coletivo que ao presenciarmos um casamento em que algum desses itens tenha ficado de fora, com toda certeza experimentamos aquele gostinho de “que pena”.
A escolha das flores do buquê era bem simples antigamente. O mais comum era o arranjo de flores de laranjeira ou margaridas,  que significavam a pureza e a virgindade da noiva. Nos dias atuais, essa tradição foi abandonada (será por que, né?... hehehehe) e pode-se criar muitos modelos diferentes de buquês com tantas espécies de flores disponíveis.
O que não se pode esquecer é que composição do arranjo de flores para o buquê de noiva tem de levar em consideração o tipo físico da pessoa que o carregará. Afinal de contas, como todo acessório, deve compor o visual de quem o carrega com elegância e discrição. E ainda, deve ser lembrado que cada modelo de vestido se harmoniza melhor com um tipo específico de buquê. Eu, pessoalmente, gosto de buquês de porte médio. Os grandes, e em cascata, acho sempre excessivos. Gosto pessoal, é claro.
A estrela da festa é sempre a noiva. Mas o buquê pode ser um feliz coadjuvante. Basta saber escolher. A seguir, algumas idéias para o seu buquê ser todo especial! Beijos!































Um comentário: