quarta-feira, 23 de maio de 2012

LACRES DE CERA

LACRES DE CERA são usados desde os tempos feudais... uma viagem na história realmente! E, o mais curioso é que ainda hoje, apesar do seu limitado uso contemporâneo, estes pequenos detalhes continuam simbolizando elegância e sofisticação.
Eu, que sempre adorei essas "coisinhas bacaninhas"(rsrs!), não sosseguei até conseguir comprar um kit contendo: Sinete c/ as iniciais da família, cera especial e caneta tinteiro de pena (c/ potinho de cristal de nanquim e tudo! Lindooo!). Encontrei este mimo na minha última viagem à Europa, em Viena, na Áustria. Não poderia ter sido num lugar mais histórico que este, afinal!... Um pequeno luxo que me dei de presente! Amooo, amo!...
O Lacre de cera desempenhou um papel importante na história da humanidade. Era através dele que os Chefes de Estado, Reis e Rainhas, garantiam que um documento chegaria ao destinatário sem ser aberto pelo mensageiro. Uma vez lacrado com a cera e com o brasão do remetente, se a carta fosse aberta, e o lacre se rompesse, ficaria evidente a violação indevida. Grande sacada, né?!
Ainda hoje, esses lacres são feitos para serem quebrados quando os destinários abrem seus convites, assim como se usava antigamente nas correspondências importantes e sigilosas que eram entregues em mãos.
Como o envio de cartas lacradas era mais comum entre a alta sociedade, a marca do lacre imprimia a sofisticação que diferenciava as classes sociais. Pois bem. Não mudou muita coisa, não é mesmo?!...
Os lacres de cera são usados com mais frequência hoje em dia para personalização e complemento de convites impressos aos seus convidados. Além de customizar o convite, o lacre de cera denota um ar “tradicional” e/ou “Vintage” ao evento.
Sério mesmo: A CAAAARA DA RIQUEZA, né, Gente?!..













13 comentários:

  1. A cara da riqueza, deixa de ser idita, isso se acha em qualquer loja de ching-ling chinês!
    Peidou gosma à toa,pedante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber onde posso comprar esses lacres achei maravilhosos
      obrigada

      Excluir
  2. Provavelmente você, que perdeu o seu tempo entrando no meu blog e leu este post na íntegra, deve ser o exemplo máximo de elegância e sofisticação... nota-se pelas palavras "gentis". Mas eu até entendo, que alguns termos tenham efeito bombástico na autoestima baixa de algumas pessoas. Desejo tudo de bom para você também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Amei a sua respostaaaa! Pois eu amo esses detalhes que fazem toda a diferença! Eu quero um desse pra mim tb! Aliás, estou amando o seu blog... Com certeza se vc morasse na minha cidade decoraria meu ap! Muito bom gosto o seu! Beijinhos

      Excluir
  3. Existem pessoas que, por não terem tido oportunidade de conhecer hábitos mais elegantes (elegância não faz mal a ninguém), deixam a sua marca(não seria pata??) registrada de ignorância, grosseria, falta total de educação doméstica e social. Que pena...as pessoas não tem culpa se vc, ANÔNIMO, tem que trabalhar só pelo pão e café. Nós temos o patê e o queijinho tb.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo amargurado.... Recomendo que pra passar sua crise de auto-estima, acorde mais cedo e trabalhe mais. Quem sabe assim você dá uma melhoradinha de vida e diminui esse azedume. Dica: não perca tempo lendo coisas que não tem nada com você. Outra dica: estude mais. Essa crase que você soube usar não foi suficiente pra mascarar seu péssimo jeito de escrever. Isso sim, é a cara da ralé. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. O anônimo grosseirão la de cima desviou toda a discussão do assunto para ele. Gostaria de ter lido maiores informações a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Também sou apaixonado com essas coisas. tenho uma série de canetas tinteiro. e agora estou muito interessa do em lacres de cera. Acho muito interessante como as sociedades antigas usavam artificios para driblar esses problemas.vou mandar fazer um sinete com o brasão de armas da minha famila junto com as minha iniciais. é meio caro mais acho que compensa.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Karla Rufino...eu pedi um orçamento aqui nesse site. Eles entregam para todo o brasil.
      http://www.carrenhodesign.com/

      Excluir
  8. Eu vi na fábrica Cristais de Gramado. Lá eles tem vários sinetes e bastões de cera de várias cores e tamanhos, e personalizam tbm. Inclusive, vendem os kits com caneta tinteiro de pena e tudo.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Parabéns pelo post, combinando escrita despretensiosa e comentário histórico.
    Eu comprei o meu na loja da fábrica Cristais de Gramado, há uns seis anos, como, aliás, a moça acima comentou. A caixinha vem com três lacres (a escolher; o meu tem a inicial de meu nome, F, um cachorrinho e uma flor de Lótus ou de Lis), três velinhas de cores diferentes e o bastão, onde se atarraxam e se trocam os lacres. Já tive de repor uma vela. Achei-a numa loja aqui em SP, perto do Minhocão, onde também se vendiam kits com o sinete.
    Não sei se as lojas citadas por mim ainda oferecem o
    produto. Mas ficam as dicas.
    Sobre o comentário raivoso, também discordo. Até o entendo, porque, afinal, símbolos de riquezas carregam em seu bojo grande parte de artificialismo, das "madames com seus cachorros burgueses" ou das moças aloiradas que circundam em shoppings com suas bolsas brancas. Mas também gosto de objetos que subvertem certa moda, com seus Romeros Britos pintados nas paredes das casas.
    Um sinete é uma peça de ontem, adorável na solidão intimista de quem a usa hoje.
    E nem tudo são lutas de classes.
    Um abraço,
    Flávio.

    ResponderExcluir